Home   LiAi??A?o de casa

LiAi??A?o de casa

Falar sobre liAi??A?o Ai?? discutir diretamente as concepAi??Ai??es de EducaAi??A?o, Educar nA?o Ai?? apenas informar. Educar Ai?? formar, propiciando situaAi??Ai??es em que o aluno se sinta co-responsA?vel pelo processo de aprendizagem.

Educar Ai?? fazA?-lo perceber suas pontencialidades, dificuldades e responsabilidades, para que se torne autor de suas aAi??Ai??es e nA?o um cumpridor de tarefas, apenas reproduzindo, e nA?o criando e transformando. print coupon for alli. Da mesma forma, na escola que forma os cidadA?os do sAi??culo XXI, o saber e as experiA?ncias do aluno sA?o as matAi??rias-primas fundamentais.

Dentro dessa perspectiva, a liAi??A?o de casa adquire novo significado: deixa de ser um fazer escolar mecA?nico e imposto, e torna-se uma situaAi??A?o em que o aluno desenvolve, alAi??m do conhecimento especAi??fico, atitudes necessA?rias para o aprender contAi??nuo. Que atitudes sA?o essas? Citamos algumas: ter hA?bitos de estudos, responsabilidades; motivaAi??A?o de estudar sozinho, no prA?prio ritmo; autonomia intelectual; organizaAi??A?o; persistA?ncia, capacidade de solucionar problemas, propostas que estimulem a prA?tica investigativa, pesquisa de um tema ou assunto em livros, jornais e Internet, a seleAi??A?o de idAi??ias, a formulaAi??A?o de hipA?teses, a observaAi??A?o, a criaAi??A?o de alternativas para solucionar um problema, a preparaAi??A?o de um resumo ou mesmo o levantamento de dA?vidas.

Em qualquer desses casos, a liAi??A?o de casa vai alAi??m da listagem de exercAi??cios.

A famAi??lia, muitas vezes, vA?-se envolvida nesse turbilhA?o. Esse contato entre pais e filhos pode tambAi??m ser muito rico.

Muita vezes, no momento da liAi??A?o, quem sabe os pais relatem suas experiA?ncias?
Da mesma forma, esse estudo pode estimular a criaAi??A?o de um ambiente em que pais e filhos compartilham
leituras, prazeres, conhecimentos e vivA?ncias

Nesse contexto, os pais assumem um papel de incentivadores de novas posturas. Passam a ser
parceiros na vida escolar dos filhos.