Home   Lição de casa

Lição de casa

Falar sobre lição é discutir diretamente as concepções de Educação, Educar não é apenas informar. Educar é formar, propiciando situações em que o aluno se sinta co-responsável pelo processo de aprendizagem.

Educar é fazê-lo perceber suas pontencialidades, dificuldades e responsabilidades, para que se torne autor de suas ações e não um cumpridor de tarefas, apenas reproduzindo, e não criando e transformando. Da mesma forma, na escola que forma os cidadãos do século XXI, o saber e as experiências do aluno são as matérias-primas fundamentais.

Dentro dessa perspectiva, a lição de casa adquire novo significado: deixa de ser um fazer escolar mecânico e imposto, e torna-se uma situação em que o aluno desenvolve, além do conhecimento específico, atitudes necessárias para o aprender contínuo. Que atitudes são essas? Citamos algumas: ter hábitos de estudos, responsabilidades; viagra pharmacy. motivação de estudar sozinho, no próprio ritmo; autonomia intelectual; organização; persistência, capacidade de solucionar problemas, propostas que estimulem a prática investigativa, pesquisa de um tema ou assunto em livros, jornais e Internet, a seleção de idéias, a formulação de hipóteses, a observação, a criação de alternativas para solucionar um problema, a preparação de um resumo ou mesmo o levantamento de dúvidas.

Em qualquer desses casos, a lição de casa vai além da listagem de exercícios.

A família, muitas vezes, vê-se envolvida nesse turbilhão. Esse contato entre pais e filhos pode também ser muito rico.

Muita vezes, no momento da lição, quem sabe os pais relatem suas experiências?
Da mesma forma, esse estudo pode estimular a criação de um ambiente em que pais e filhos compartilham
leituras, prazeres, conhecimentos e vivências

Nesse contexto, os pais assumem um papel de incentivadores de novas posturas. Passam a ser
parceiros na vida escolar dos filhos.